Sistema Rimobloco

A OPÇÃO PARA QUEM BUSCA UM EXCELENTE ACABAMENTO ESTÉTICO E SEGURANÇA

Patenteado em 1967 e desenvolvido pelos sócios-fundadores da Rimobloco, Yasushi Saita e Yoshinari Soga,
esse sistema utiliza reforços (chumbadores) e, como revestimento, blocos de concreto em forma de “T” duplo que,
quando encaixados, garantem a contenção do talude e conferem uma excelente estética ao muro de arrimo, dispensando acabamentos.

O formato das peças permite a criação de um muro de arrimo articulado, ideal para contenções tanto em corte quanto em aterro.

Numa situação de corte, os chumbadores são moldados “in-loco”. É efetuado o corte do talude, em etapas, a seguir são executados os elementos de fundação e posteriormente os chumbadores são instalados e preenchidos com nata ou argamassa de cimento dentro de uma perfuração previamente executada. Em caso de instabilidade durante a execução da obra é possível proceder a execução dos chumbadores durante a execução do corte do talude, isto é, de cima para baixo.

Os chumbadores são, então, fixos ao revestimento (a superfície visível do muro) através de um encaixe na forma de cunha. Como as juntas entre os blocos são secas, não necessitando de argamassa, a drenagem da água ocorre com perfeição. Outra grande vantagem do Sistema Rimobloco é o baixo custo operacional. Como os blocos são pré-moldados, não há necessidade de realizar a concretagem na obra. Desta maneira, o cliente economiza tempo e mão-de-obra. Além disso, evita-se gastos com acabamento, pois o encaixe das peças cria um mosaico de excelente estética, característica que nem todos os muros de arrimo oferecem.

O sistema é uma invenção 100% nacional, que tem garantido à empresa reconhecimento nacional, graças a sua ótima relação custo-benefício.